Tratamento :)
A maioria das pessoas que possuem um quadro clínico depressivo não conhece ou não procura ajuda médica especializada apesar da grande possibilidade de tratamento efetivo. O tratamento geralmente envolve uma medicação antidepressiva receitada por pelo menos 12 meses para evitar recaídas e algumas vezes acompanhada de psicoterapia.
A eletroconvulsoterapia (ECT) é utilizada para indivíduos que não tiveram resposta satisfatória ao tratamento medicamentosos. A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) ou em inglês Repetitive transcranial magnetic stimulation (rTMS) pode ser uma alternativa para os pacientes resistentes aos medicamentos.
Sabe-se também que praticar exercícios regularmente e participar de atividades desportivas e sociais pode ajudar o paciente a superar os sintomas da depressão.
São exemplos de tratamentos comuns para a depressão:
- Medicação
- Psicoterapia comportamental
- Eletroconvulsoterapia
- Estimulação Magnetica Transcraniana
- Suplementos alimentares
- Atividades físicas
Actividade Física a longo-prazo controlada por profissionais da Educação Física está associada a redução do nível de depressão ligeira ou moderada.
Medicação
Os antidepressivos mais usados no tratamento da depressão são os Inibidores seletivos da recaptação da serotonina como a Fluoxetina (nome comercial Prozac, Daforin...) e a Sertralina (nome comercial Zoloft).
Outros antidepressivos usados são os Inibidor da MAO, Inibidor da recaptação de dopamina, Inibidor da recaptação de noradrenalina-dopamina, Antidepressivo tricíclico, Inibidor da recaptação de serotonina-noradrenalina e Antidepressivo tetracíclico.
A principal atuação dos antidepressivos é no aumento de monoaminas como serotonina, dopamina, noradrenalina e adrenalina. Apesar do nome, os antidepressivos também são usados com sucesso em tratamento de diversos outros transtornos como transtornos de ansiedade e fobias. Quanto mais específicos em sua ação restrita nas monoaminas menos efeitos colaterais eles apresentam.
Sintomas da depressão:
- Ansiedade
- Afastamento de amigos ou pessoas
- Cansaço e perda de energia
- Falta de vontade de realizar uma determinada tarefa que progressivamente se alastra ou pode alastrar a muitas outras actividades.
- Vontade de chorar ou chora às escondidas.
- Tem maus resultados escolares, devido á incapacidade em se concentrar.
- Vontade de ficar só. Afasta-se de tudo e todos.
- Não querer ouvir barulhos ou querer música ou barulhos em altos berros (pois é uma forma de se alhear e afastar do que se passa à sua volta).
- Sentimento de tristeza persistente
- Problemas de auto-confiança e auto-estima
- Sentimento de tristeza e abatimento sem conseguir encontrar algo que anime ou que consiga despertar interesse.
- Dificuldade de concentração e de tomar decisões
- Sentimentos de culpa, desesperança, desamparo, solidão, ansiedade ou inutilidade
- Alterações no sono; Dificuldades em adormecer, acordar muito mais cedo do que o habitual, dormir em excesso ou pesadelos
- Medo de executar determinada tarefa; ou medo do que possa acontecer se falhar. Vive obcecada com a sua incapacidade ou com o que possa acontecer a outrem se ela falhar.
- Isolamento: evitar outras pessoas.
- Perda de apetite com diminuição do peso ou compulsão alimentar
- Pensamentos de suicídio e morte
- Inquietação e irritabilidade
- Auto-agressão
- Mudanças na percepção do tempo
- Acessos de choro
- Possíveis mudanças comportamentais como agressão ou irritabilidade
- Medo ou sensação de ser ou estar sendo abandonado
- Desleixa-se com o vestir ou com a sua apresentação. Isso deixou de lhe interessar
Espero ter ajudado, rs
xoxo <3

Nenhum comentário:
Postar um comentário